Aulas Extra Curriculares

Para os alunos de período integral, oferecemos aulas nas manhãs de:
Horticultura, Nutrição, Culinária, Teatro/Contação de História/Literatura, Ballet/Jazz, Judô, Robótica e Inglês.

Comece onde você está. Use o que você tem. Faz o que podes.

Arthur Ashe

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, os alunos Brincar e Crescer têm diversas atividades que tornam sua formação completa, também contando com ambientes que conectam cuidado e autonomia. Venha conhecer uma educação transformadora!

Nossas Aulas

Aqui, a educação não para.
Inúmeras atividades fazem com que o aprendizado seja desenvolvido de forma muito eficaz. Na Escola Brincar e Crescer estimulamos a parceria, a amizade, a participação, e o senso de trabalho em equipe.

A aula de horticultura é muito importante, pois é a partir dela que os alunos aprendem e acompanham o processo de crescimento dos vegetais e hortaliças, além de incentivar os cuidados e a atenção ao meio ambiente e o contato com a natureza.

Após o crescimento dos vegetais plantados, os alunos os utilizam nas aulas de culinária e no preparo de receitas saudáveis e saborosas. Dessa maneira, as aulas de horticultura são muito importantes, pois estimulam uma educação alimentar saudável com verduras e legumes, além de ser uma atividade sensorial muito divertida.

A hora da alimentação é um momento rico em aprendizagem. Para crescer com saúde, é necessário, dentre diversas coisas, que a criança se alimente bem.

Vale lembrar que comer muito somente uma coisa não significa que se está comendo de forma correta. Uma boa alimentação é aquela em que as pessoas comem de tudo um pouco. Nenhum alimento sozinho possui todos os nutrientes que nosso corpo precisa e, assim, é necessário variar os alimentos que comemos.

Devemos acrescentar na nossa dieta, todos os dias, alimentos como frutas, verduras, folhas, grãos (como o feijão, milho, arroz soja e lentilha), leite e carne. Além disso, é bom sempre bebermos líquidos, como água, sucos e chás.

As aulas de culinária, por mais que parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.

As aulas de culinária ajudam as crianças a aprender conteúdos e desenvolver habilidades.

Observando as brincadeiras de faz de conta entre eles na cozinha, percebemos o interesse das crianças em ter mais conhecimento sobre os alimentos, participando, ajudando as professoras, descascando e cortando os alimentos.

As aulas de teatro, através de variadas atividades e brincadeiras em grupo ou individual, são ideais para ajudar a criança a desenvolver a expressão verbal e corporal, como também exercitar a sua capacidade de memória e agilidade mental. Além disso, o teatro é benéfico para as crianças nos seguintes aspectos:

– Contribui ao desenvolvimento e formação do caráter da criança;
– Melhora e favorece à dicção das crianças;
– Estimula a memória, a atenção e a concentração das crianças;
– Faz crescer a sua auto-estima;
– Combate a timidez e a vergonha;
– Ensina a criança a relacionar-se com outras crianças e a trabalhar em grupo;
– Desperta a consciência corporal e a coordenação motora;
– Ensina as crianças a controlar suas emoções;
– Permite que as crianças brinquem com o mundo da fantasia.

Desenvolver a musicalidade e a expressão corporal na educação infantil é muito importante não só para trabalhar atividades que envolvam música e dança, mas também para o reconhecimento de seu corpo, de suas possibilidades e limitações espaciais, temporais e laterais. A dança é uma forma de expressão que ajuda seu filho a explorar os seus sentimentos, além de adquirir maior autoconfiança.

A dança desenvolve estímulos como:
Tátil – sentir os movimentos e seus benefícios para o corpo;
Visual – ver os movimentos e transformá-los em atos;
Auditivo – ouvir a música e dominar o seu ritmo;
Afetivo – emoções e sentimentos transpostos na coreografia;
Cognitivo – raciocínio, ritmo, coordenação;
Motor – esquema corporal, coordenação motora associada ao equilíbrio e flexibilidade.

Para as crianças a prática do judô contribui para:

• Melhora a sociabilidade, deixa menos tímido;
• Melhoria da capacidade física e motora;
• Aperfeiçoa o reflexo;
• Desenvolvimento do raciocínio e da inteligência;
• Equilíbrio mental;
• Reforço do caráter e da moral;
• Aumenta o seu sentido de responsabilidade;
• Fortalece a auto-confiança;
• Respeito ao próximo.

A robótica permite que as crianças tenham contato com a criação de games e de aplicativos, por exemplo, e com robôs que podem ajudá-las a desenvolver:

• Criatividade;
  • Raciocínio lógico;
  • Trabalho em equipe;
  • Noção de protagonismo.

Esse aprendizado se baseia na técnica de “learning by doing (aprender fazendo).  A aprendizagem deixa de ser por meio da leitura de um livro e passa a envolver a “mão na massa”. O resultado é um aprendizado melhor adaptado e mais adequado ao mundo atual.  A tecnologia faz parte do dia a dia dos pequenos.

O contato com o inglês na educação infantil pode fazer toda a diferença para expandir o universo da criança desde cedo.

Iniciar o aprendizado do idioma quando criança, além de ser uma ótima fase para adquirir esse conhecimento, também possibilita ao pequeno entrar na vida adulta com um bom nível no idioma.

As crianças bilíngues têm a capacidade de antecipar a sua consciência metalinguística, os pensamentos de cálculo e lógica, e de se concentrar, podendo focar rápido para desempenhar as suas tarefas.